Re:[obm-l] Resultado da IMO 2006

Ola Claudio e demais
colegas desta lista ... OBM-L,

Existem pouquissimos Matematicos que conquistaram medalha de ouro em IMO e
tambem ganharam Medalha Fields. No link abaixo ha alguma coisa sobre esse
assunto ( nao sei dizer se este link esta atualizado ) :

http://www.iisc.ernet.in/mocell/PEOPLE/halloffame.html

E claro que o fato de  um Matematico nao ter conquistado uma Medalha Fields
( ou nao ter ganho medalha em IMO ! ) nao significa que ele e um Matematico
de categoria inferior e, reciprocamente, o fato de ter conquistado uma tal
medalha ( ou ter ganho medalha em IMO ) nao significa que e ou sera um
Matematico de categoria. Existem inumeros exemplos neste sentido ...

Godel nao conquistou Medalha Fields mas qualquer historiador serio havera de
coloca-lo como um dos Grandes Matematicos do seculo XX enquanto que o
Cavalheiro da Rainha, se algum historiador o citar, se muito sera  lembrado
como um Matematico mediano e, no entanto, tem Medalha Fields e uma dezena de
outras honrarias semelhantes para mostrar.

Assim, desconsiderando estatisticas, me parece que o fato de que
pouquissimos medalhistas IMO terem tambem conquistado medalha fields nao
significa que a pratica olimpica produz poucos bons matematicos. Eu acredito
que o bom desempenho olimpico SUGERE que a probabilidade de um futuro
auspicioso na pesquisa e maior.

A realidade da pesquisa e bem diferente da realidade de um teste, seja ele
qual for. Parece que as grandes conquistas sao sobretudo fruto de uma
inteligencia tipo ruminante, que trabalha em uma grande questao por um longo
tempo, abordando-a sob diversos angulos. Um tal contexto nao e tipico de um
teste ...

Eu tenho  2 amigos  matematicos, relativamente jovens, um medalhista ouro
IMO e outro que nunca participou de Olimpiada alguma. Eu acho que o futuro
vai olha com respeito e veneracao por estes caras e que eles inevitavelmente
irao entrar para a historia como Grandes Matematicos, mas o trabalho deles
ainda nao esta em evidencia ou sendo muito discutido ...

Um Abraco a todos
Paulo Santa Rita
3,1205,250706

>From: "claudio\.buffara" <claudio.buffara@terra.com.br>
>To: "obm-l" <obm-l@mat.puc-rio.br>
>Subject: Re:[obm-l] Resultado da IMO 2006
>Date: Mon, 24 Jul 2006 14:16:06 -0300
>
>Eu admito que o assunto eh um pouco off-topic mas alguem sabe de algum
>estudo sobre a correlacao entre:
>desempenho na IMO (e outras competicoes matematicas)
>desempenho como matematico profissional ?
>
>Por exemplo, o J.C. Yoccoz - vencedor da medalha Fields -  foi tambem
>medalha de ouro na IMO.
>Ha outros casos similares?

> [...]

Descubra aqui como mandar Torpedos Messenger!
http://www.msn.com.br/artigos/maguire/default.asp
http://www.msn.com.br/artigos/maguire/default.asp