[obm-l] off-topic: Carreira Matemática [was: Resultado da IMO 2006]

Talvez caiba a pergunta que sempre desejei fazer a todos:
Alguém aqui na lista está em carreira acadêmica ou pensa em seguí-la?

>De fato, muita gente boa tem dificuldade para raciocinar sob pressao.
>Acredito que os resultados talvez fossem um pouco diferentes. Mas, como
>"time is money"....

   Aparentemente o que a olimpíada quer avaliar é a capacidade de alguém
se virar em pouco tempo para resolver as questões  complexas
 com raciocínios criativos e bem formulados.
    Isso deve ser visto como "as regas do jogo" denominado olimpíada.
     Na verdade, não importa muito como
alguém consegue fazer isso. Mas necessariamente quem tem esse
talento, não é simplesmente uma "laranja mecânica  matemática" pois ao
ver, digamos uma afirmação, consegue "olhar além da afirmação" e enxergar
um
caminho heurístico rápido que prova a veracidade ou falsidade dela (*)
   O que é importante é que  isso é feito em
pouquíssimo tempo (4 horas é muito pouco tempo...).
       Sempre acreditei que alguém assim
tem "caminhos neurais bem formados" (formar esses caminhos pode
demorar dias, meses ou até anos) e não é trivial formá-los.

(*) Para problemas simples o caminho da solução é conseguido pela
grande maioria  das pessoas.
  Para problemas complexos o processo para conseguir a solução
é exatamente o mesmo (pois a matemática e a lógica são as mesmas)
porém o "overhead" mental é bem maior, mesmo que fuja à própria
 consciência da pessoa que o está resolvendo:
  Não é incomum ver professores universitários demorando horas ou dias
 para provar teoremas que estudantes olímpicos resolvem em minutos!

   Assim o talento olímpico é um talento raro que
 nem todos possuem (eu mesmo não tenho e admiro muito
quem tem). Talvez seja  como ter ouvido aboluto
em música ou forte habilidade nata para o futebol.
Isso nao deve, entretanto, desencorajar ninguém a estudar matemática, dada
a importância que tem essa ciência (a rainha das ciências segundo
David Hilbert).

   Particularmente não existe nenhuma fórmula fechada para ter intuição
acerca de uma boa solução ou prova de teorema matemático (como não existe
nada que ensine, digamos, como fazer boas composições musicais usando
as regras da música).                          Você pode por
exemplo colocar um computador usando força bruta para provar um teorema
como o das quatro cores (como já aconteceu), mas
    a solução gerada porém é muito grande e
ilegível por seres humanos. O que a olimpíada quer são soluções
elegantes.

   Se tiver tempo, (eu acredito) a pessoa acaba
(se quiser) atacando problemas em aberto e
contribuindo também como acadêmico(a).

   A grande maioria das pessoas que fez olimpíadas e estudou/treinou
 para elas acaba seguindo carreira matemática (ou uma carreira correlata)
 por algumas razões de ordem prática (A  própria sobrevivência, a
facilidade em atacar problemas de engenharia/física que dependem da
 matemática, etc).  Não há muito como fugir disso (até por uma
questão de própria satisfação).

             Não posso falar pelos outros, mas eu atualmente trabalho como
engenheiro, mas uso muita matemática em minha pesquisa. Claro que
nada do nível de dificuldade de uma olimpíada, mas não aprendi tais
técnicas
em vão, em outras palavras:   O TEMPO DEDICADO A PREPARAÇÃO PARA OLIMPÍADA
NÃO FOI TEMPO PERDIDO   Um outro colega meu (Herbert) que fez IMO
 em Cuba atualmente trabalha com modelos financeiros e está bastante rico
(uma vez ele *até* me disse que matemática "não dava futuro", mas até hoje
não sei como ele transformou todo seu talento em dinheiro (preciso ver
se consigo conversar novamente com ele ! :)).

      Enfim, essa não é  uma mensagem demagógica.  É uma mensagem
real. Deve servir para ENCORAJAR a TODOS os
brasileiros a estudarem matemática, MESMO que nunca cheguem a
ganhar, digamos, uma medalha Fields.

  Fica aqui um modesto ponto de vista de alguém à quem a matemática
serviu bastante (e continua servindo).

Grande Abraço a todos!
Ronaldo.