-----Mensagem original-----
De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br [mailto:owner-obm-l@mat.puc-rio.br]Em
nome de claudio.buffara
Enviada em: segunda-feira, 24 de julho de 2006 14:16
Para: obm-l
Assunto: Re:[obm-l] Resultado da IMO 2006

Eu admito que o assunto eh um pouco off-topic mas alguem sabe de algum
estudo sobre a correlacao entre:
desempenho na IMO (e outras competicoes matematicas)
desempenho como matematico profissional ?

Por exemplo, o J.C. Yoccoz - vencedor da medalha Fields -  foi tambem
medalha de ouro na IMO.
Ha outros casos similares?

No mais, que percentual dos medalhistas da IMO acaba seguindo carreira em
matematica?

***

Questao para especulacao: Se a logistica fosse factivel, voces acham que se
a prova do IMO durasse 2, 3 dias ou ateh 1 semana
ininterrupta (com 6 questoes possivelmente mais dificeis) o resultado seria
muito diferente?
Eu pergunto porque em varias ocasioes eu soh consegui resolver um dado
problema apos uma (ou mais) noites de sono.
E acho que tem muita gente boa por ai que tem um raciocinio mais lento ou
que simplesmente nao se dah bem sob pressao, com
apenas 4 horas e meia pra resolver tres problemas nao-triviais. Alem disso,
pesquisa matematica nao se faz contra o cronometro (no
maximo, contra o calendario - "publish or perish"). Nenhum matematico
profissional tem 4 horas e meia pra provar um teorema. Pelo
menos nao que eu saiba...

[]s,
Claudio.