Sent: Sunday, July 02, 2006 6:27 AM
Subject: Re: [obm-l] Leitura estranha

Benedito, obrigado por escrever, mas ficaram algumas dúvidas que eu agradeceria se me fossem esclarecidas.

1)      Para mim não fica claro  o que devo fazer com a páginas com números primos. Elas serão lidas em que momento? Não sei se leio a página 397 ou se depois de ler a página 399 leio a  página 17 e,  essas páginas com números primos, ficam para ser lidas posteriormente, sendo assim é imediato que a última página a ser lida é a 397, mas não acho que seja isso, mas também não vejo porque não o seja.

2)      Você diz que em determinada altura já foram lidas todas as páginas numeradas com os múltiplos de todos os primos  menores ou iguais a   23, exceto as numeradas com múltiplos de  11 e  13. Isso quer dizer que depois da página 391 ou vou para a página  169 ou leio as páginas com números primos que estão no intervalo de 169 a 391 (173, 179, 181, ..., 389)?

3)      Por que os últimos primos restantes são os maiores que 31?  Não compreendi essa justificativa de 292 ser maior que 400. O 232 também é maior que  400.

Desculpe  se eu estiver sendo chato e ignorante, mas gostaria de compreender melhor o problema.

Obrigado

Prezado Rhilbert,

Acho que é assim:

Como  400 = 24 x 52,  inicialmente se lê as páginas cujos números são múltiplos de  2  e  5, menores do que ou iguais a  400:  2, 4, 5, ...., 400. Em seguida, como  399  é o maior número menor do que  400   ainda não lido e  399 = 3 x 7 x 19,  a leitura prossegue com  todas as páginas numeradas com múltiplos de  3, 7  e  19  e  ainda não lidas:  3, 7, 9, ...., 399 (a leitura se dá na ordem usual). A seguir, vem a página  numerada com o número 397, que é primo. A página seguinte é a de número  391 = 17 x 23. Neste caso, lê-se (na ordem usual) todas as páginas numeradas com múltiplos de  17  e  23, abaixo de  391. Nessa altura, tem-se lido as páginas numeradas com os múltiplos de todos os primos  menores ou iguais a   23, exceto as numeradas com múltiplos de  11 e  13:  11, 13, 22, 26, 33, 39, ..., 341, 377.   Desse modo, os únicos primos restantes são os maiores do que  31, já que  292 = 841 > 400. O último número é  37.

Benedito

Um matemático excêntrico escreve um livro, numerando as páginas de 2 até 400, e com a

recomendação de que a leitura deve ser feita na seguinte ordem. Identifica-se a última página não lida (no início da leitura é a página de número 400) e a seguir lê-se (na ordem usual) todas as páginas numeradas com números que não são relativamente primo com ela e que não tenham sido lidas anteriormente. Repete-se este procedimento até que se completa a leitura do livro. Deste modo, a ordem da leitura seria 2, 4, 5, ...., 400, 3, 7, 9, ...., 399, .....

Qual é a última página a ser lida?