Re: [obm-l] Triângulos Pitagóricos (was:12^2 + 33^2 = 1233^2)

   Amigos, boa noite,

   na verdade, o que eu acho mais eficaz, e que já é conhecido desde
Euclides, é: sejam m e n inteiros positivos, com m>n. Entao, m^2 - n^2, 2mn
e m^2 + n^2 será sempre um triângulo pitagórico, com o inconveniente de
fornecer repetições (triângulos semelhantes). Para eliminar estes casos
repetidos, acrescente que m e n devem ter paridades diferentes e devem ser
primos entre si. Aí, dá tudo certo. A ida da demonstração é óbvia, produtos
notáveis, a volta é mais interessante. Abraços, olavo.

>From: "Johann Peter Gustav Lejeune Dirichlet"
><peterdirichlet2003@gmail.com>
>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>Subject: Re: [obm-l] Triângulos Pitagóricos (was:12^2 + 33^2 = 1233^2)
>Date: Tue, 13 Jun 2006 12:09:54 -0300
>
>Desculpe informar mas a formula ai escrita nao serve (acho) para todos os
>triangulos pitagoricos. Sempre tem algum que escapa.
>Para capturar todos eles e necessario usar pelo menos umas duas variaveis
>livres. Se eu nao me engano a formula
>(u^2-v^2)^2+(2uv)^2=(u^2+v^2)^2
>serve, com alguns inconvenientes de produzir numeros repetidos.

> [...]

MSN Messenger: instale grátis e converse com seus amigos.
http://messenger.msn.com.br