-----Mensagem original-----
De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br [mailto:owner-obm-l@mat.puc-rio.br]Em
nome de rlalonso@lsi.usp.br
Enviada em: quinta-feira, 1 de junho de 2006 14:45
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Assunto: [obm-l] Re: Derivada de uma curva paramétrica.

Denisson escreveu:
> Li numa apostila a seguinte afirmação:
>
> Se o gráfico de uma curva paramétrica apresenta um "bico" então:
> a) A curva é descontínua
> ou
> b) A derivada no ponto é nula.

A derivada dr/dt  de uma curva r(t) = x(t)i + y(t)j + z(t) k
parametrizada pelo tempo é o vetor velocidade. t =  r'(t).
Se o tempo for o comprimento de arco (t=s) então o vetor
tangente é unitário (se é que eu me lembro bem.  Fiz geometria
diferencial em 2000...).
Intuitivamente parece que se  a curva apresenta um bico então a velocidade
deve ser zero antes do vetor velocidade mudar de direção.
Então (eu acredito) que o vetor velociade passaria de módulo unitário para
módulo zero no bico (implicando aí em uma descontinuidade).

http://en.wikipedia.org/wiki/Frenet-Serret_formulas

Será que eu disse alguma coisa inconsistente/errada? Me corrijam por
favor.
[]s
Ronaldo.

> Bom, queria saber o porquê dessa condição b). Não consigo visualizar o
fato da derivada ser nula poder implicar num bico