[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]
[obm-l] RECEITA MATEM�TICA!
PASMEM! Aldo, Jonas e demais colegas, pois o problema dos peixinhos pode
mesmo ser resolvido sem fazer conta no papel, desde que caminhem ao
contr�rio do enunciado. Acompanhem o racioc�nio de um problema similar.
Uma professora de matem�tica resolveu dar discos de presente aos seus tr�s
alunos mais aplicados. Ao primeiro, ela queria dar metade dos discos. Mas
como o n�mero de discos que tinha era �mpar, se Bruna desse a metade exata,
teria de quebrar um ao meio. Para n�o fazer isso, a professora completou
essa metade com mais meio disco. Ao segundo, ela deu metade do que restou e
mais meio disco, para ter um n�mero inteiro. Enfim, ao terceiro, ela
presenteou com a metade da nova sobra mais meio disco e ficou sem nenhuma.
Quantos discos tinha Bruna para presentear seus alunos?
Bom, se a professora deu ao terceiro aluno metade do que lhe restava e mais
meio disco, ficando sem nada, significa que ela s� tinha um disco de sobra;
se ela tivesse dois, por exemplo, daria ao terceiro aluno metade disso, que
� um, mais meio disco. Total, um e meio: sobraria meio disco - e isso n�o
deve acontecer, de acordo com o problema. Logo, a professora deu ao terceiro
aluno um disco. Agora, � s� repetir esse racioc�nio para o segundo aluno.
Ele recebeu metade do que a professora tinha mais meio disco. E ela ainda
ficou com um disco. Ent�o, ela tinha tr�s discos: deu dois ao segundo aluno
e ficou com um. � a �nica solu��o. Se ela tivesse quatro, por exemplo, teria
que dar dois e meio - um disco quebrado, o que o problema n�o admite. Se
tivesse cinco, teria dado tr�s e ficado com dois - em vez de um, que j�
sabemos ser o n�mero certo. Bruna tinha, de in�cio, sete discos. Destes, o
primeiro aluno recebeu a metade (3,5) mais meio (0,5), isto �, quatro
discos. Como vimos, dois ficaram para o segundo aluno e al terceiro coube um
disco.
Agora que j� estamos "bamba" no assunto, vamos elucidar um probleminha
gen�rico que h� d�cadas se encontra em aberto na lista...???
Cada um deve receber uma primeira parte que, a cada vez, tenha um real a
mais do que ir� receber, tamb�m na primeira parte, o precedente. Depois,
deve receber mais uma segunda parte, que ter� de ser igual � sexta parte da
sobra verificada na ocasi�o de receber esta segunda parte. Terminada a
distribui��o, n�o sobrar� nenhum real. Qual o total?
Boa Divers�o!
_________________________________________________________________
JOGUE AGORA: Campeonato de Embaixadinhas Clique aqui!
http://copa.br.msn.com/extra/embaixadinhas/
=========================================================================
Instru��es para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=========================================================================