Re: [obm-l] Re: [obm-l] Variável Complexa!

Bem, na verdade os numeros complexos podem ser usados
para representar o famoso "caixa 2":
existe a parte real (devidamente declarada) e
tambem a parte imaginaria.

Falando serio, em comunicacoes, as vezes enviamos
dois sinais numa mesma frequencia: um sincronizado
com o cosseno (sinal "em fase") e um sincronizado
com o seno (sinal "em quadratura"). Estas duas
componentes sao entao somadas para compor o sinal
transmitido. Neste caso, a matematica dos numeros
complexos cai como uma luva para analisar ambos
os sinais conjuntamente.

abraco,
sergio