[obm-l] Re: [obm-l] Re:[obm-l] dúvida (Quadriláteros)

Dado o paralelogramo ABCD, sejam:
O = circuncentro de ACD;
H = ortocentro de ABC;
M = ponto medio de DC;
N = ponto medio de AC.
X = ponto da semi-reta DO tal que O estah entre D e X e DO = OX.

A ideia eh provar que X coincide com H.

<CDX = <MDO; DC = 2*DM; DX = 2*DO ==>
triangulos CDX e MDO sao semelhantes ==>
<DCX = <DMO = 1 reto (MO eh perpendicular a DC) ==>
CX eh perpendicular a AB ==>
X pertence a altura do triangulo ABC relativa ao lado AB  (i)

ABCD eh paralelogramo ==>
as diagonais AC e BD se bisectam ==>
N pertence a DB e DB = 2*DN

<BDX = <NDO; DB = 2*DN; DX = 2*DO ==>
triangulos BDX e NDO sao semelhantes ==>
<DXB = <DON ==>
XB eh paralelo a ON
Mas ON eh perpendicular a AC ==>
XB eh perpendicular a AC ==>
X pertence a altura do triangulo ABC relativa ao lado AC  (ii)

(i) e (ii) ==> X eh o ortocentro de ABC ==> X = H.

Incidentalmente, isso nao soh prova que D, O e H sao colineares mas tambem que DH = 2*DO.

[]s,
Claudio.