Re: [obm-l] Problemas Primos

Em 22/04/06, cleber vieira <vieira_usp@yahoo.com.br> escreveu:

Ricardo Khawge <soziwho@hotmail.com> escreveu:
Se alguém puder me ajudar nestas questões eu agradeço:

1) Mostrar que todo inteiro composto maior que 1000 tem um fator primo menor
que 37.

2) Mostrar que um inteiro da forma 4^(2n+1) nunca é primo.

3) Mostrar que, se p não divide n, para todos os primos p menores ou
iguais a raiz cúbica de n, então n é primo ou é o produto de dois primos.

4) Sejam p e q primos distintos. Demonstrar: p^(q-1) + q^(p-1) ==1(mod pq)

Obrigado

Acho q eh isso ex1
Você pode supor q um número composto N pode ser representado por um produto de primos ond cada um deles eh maior q sqrt(N), porém este produto eh maior q N(absurdo).. Usando a idéia para 1000, ele deve pssuir pelo menos um primo menor q sqrt(1000)=31,algumacoisa e segue o resultado

Leonardo Borges Avelino