[obm-l] PA e primos

Vi uma questão esses dias, e fiquei curioso.

Em uma PA infinita, com termo inicial a1 natural e razão r natural e diferente de zero. Prove que esta PA não pode ser composta apenas por numeros primos.

Consegui provar, mas fiquei um tempão pensando: em qual termo exatamente acontece a primeira ocorrencia de um numero nao primo, em função de r e a1? Isso é uma questao razoavel ou vai ter q desenvolver mta coisa pra chegar no resultado?

Iuri