RES: [obm-l] geometria plana

Quem poder ajuda  agradeço

1 -  Defina a região limitada por um poligono

Parece simples mas não é.
    Imagine que vc tem 5 pontos com um aproximadamente no centro
dos 5.  Vc tem 4 possibilidades para polígonos não é mesmo?
   Como definir então, dentre esses 4 aquele que é de seu interesse,
isto é que tem a região limitada que vc quer?

  Uma das maneiras é usar inequações!
   ax+by > m por exemplo para cada par de dois pontos.
   Qual a aplicação disso?  Bem... Isso tem aplicação em biofísica para determinação
da fase em estrutura de proteínas.

[Artur Costa Steiner]
Tem tambem  aplicacao em muitos problemas de otimizacao, quando o conjunto viavel eh um simplex que, no plano, eh uma regiao convexa.

2 - Se a região limitada por um poligono é estrelada relativa a cada vértice , então a região é convexa ?

Acredito que não.  Mas não tenho certeza
[Artur Costa Steiner]
Tambem acho que nao,  mas nao tenho uma prova agora .
 Em uma região convexa vc teoricamente poderia ligar quaisquer pontos
sem sair do polígono.  Será que sempre é possível fazer isso em um polígono estrelado?
O que me intriga é o significado da expressão: "relativa a cada vértice". O que ela significa?
Vc pode ter polígonos estrelados encaixados um dentro do outro neste caso?

3 - Prove que o segmento que une um ponto do interior de um triângulo com um ponto do exterior , intersepita um  dos lados do triãngulo

Use a seguinte propriedade de funções:  Se f(x) <0 para x<a e f(x) >0 para  x>b então existe um ponto (por
continuidade) entre a e b tal que f(x) = 0.

4 - discuta a 3º na circunferência .
[Artur Costa Steiner]
Este e o anterior podem tambem ser vistos como casos particulares de uma situacao geral: Se A eh um subconjunto compacto de R^2 e p eh exterior a A, entao a funcao continua | x -p| apresenta um minimo global em algum x* de A, no qual | x* - p| >0.   Podemos mostrar que x* eh ponto de fronteira de A. (Na realidade, isto vale em R^n)
Estou sem tempo agora, se vc quiser podemos continuart depois.
[...]

Yahoo! Acesso Grátis
Internet rápida e grátis. Instale o discador agora!