Re: [obm-l] Problema de Probabilidade

Evidentemente teremos que ter |p| <1 para que a série
geométrica (1+p+p^2+....) convirja quando n = 0.
Neste caso a*p^n <= 1 pois é uma probabilidade ==>
p^n <= 1/a ==>
 p <= 1/a^{1/n}
O valor máximo de p é portanto 1/ a^{1/n} que também tem
que ser <= que 1 pois é uma probabilidade.
Logo
p <= 1/a^{1/n} <=1

a^{1/n}>= 1

a>= 1, está certo até aqui?

Bem, como 1-a*p é uma probabilidade

1- a*p * (1/(1-p)) >= 1
-a*p(1-p) >= 0
a*p (1-p) >= 0  como a>=1 então

p(1-p) >=0
  ==>  0<=p<=1

Concluímos então que não existem restrições na probabilidade do casal ter ou não filhos.
Se supormos então que o casal possua k meninos, então
a probabilidade de entre n crianças k serem meninos com
k>=1 é dada pela distribuição binomial:

P(k) = (n k) (1/2)^{n} * (1/2)^{n-k} = (n k) (1/2)^{2n-k}

Porém temos que multiplicar essa probabilidade por
a*p^n pois tem que acontecer as duas coisas.
Logo

P(k) =  (n k) (1/2)^{2n-k} * a*p^n

Será que está certo??

Se alguém achar erros por favor, me avise ...
[]s
Ronaldo