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[obm-l] TRAPAÇAS DO COMÉRCIO!



Os vendedores de seguro de vida às vezes recebem um grande bônus por vender 
uma nova apólice. Um vendedor, por exemplo, pode receber $1500 no ato por 
vender uma nova apólice cujo prêmio anual não passa de $1000. Claro que o 
comprador tem a opção de cancelar a apólice no final de cada ano. Dado esse 
esquema, como o auto-interesse de um vendedor inescrupuloso fere o interesse 
da companhia de seguros? Nota: Esse tipo de trapaça foi recentemente 
descoberto em Ontário. Vale lembrar que algo similar ocorreu com a operadora 
"Oi" de telefonia celular...

Uma loja oferece um desconto de 4% para pagamentos à vista. Em vez de 
descontar 4% do total da conta, porém, a firma oferece aos clientes o valor 
equivalente em bônus em seus própros produtos. Esse "dinheiro" pode ser 
apresentado no lugar do dinheiro vivo na próxima vez em que os clientes 
fizerem uma compra em uma de suas lojas. Você saberia identificar as duas 
formas de discriminação de preços por auto-seleção presentes aqui?

Qual o plano de pagamento mais vantajoso: 50% de desconto sobre o preço da 
tabela, para pagamento à vista ou 35% de desconto sobre o preço da tabela, 
para pagamento em 3 vezes?

A propósito, porque é que os preços de alguns bens, como as maçãs, descem 
durante os meses de maior consumo, enquanto que outros, como os das casas de 
praia, aumentam?

Abraços!

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