Re: [obm-l] Eh isso msm??

Olá..
usando multiplicadores de lagrange, temos:

f(x, y) = x^3 + y^3
g(x, y) = x*y(x+y)-p

h(x, y) = f(x, y) - a * g(x,y)

sistema:
grad(h) = 0
g(x, y) = 0

assim:
3x^2 = a*[y(x+y) + x*y]
3y^2 = a*[x(x+y) + x*y]
x*y(x+y) = p

se x=y, temos que o sistema é satisfeito:
3x^2 = a*[ 3x^2 ] => a = 1
2x^3 = p
x^3 = p/2
entao x=y é um ponto critico.. analisando vc vera q ele é de minimo..

entao:
x^3 + y^3 = p/2 + p/2 = p

obviamente sua solucao eh extremamente mais elegante :P
abraços,
Salhab