Re: [obm-l] Como se fazem as tábuas de logaritmos

On Wed, Feb 22, 2006 at 09:57:31PM +0000, Valdery Sousa wrote:
> É uma dúvida antiga que eu tenho ('tá bem, está antiquado...),
>   mas como é que se faziam antigamente as tábuas de logaritmos?

A sua duvida nao eh realmente antiquada. Ela pode ser modernizada
perguntando "como eh que uma calculadora ou um computador calcula
exponenciais, funcoes trigonometricas, logaritmos,..."?
Afinal um computador nao tem poderes paranormais, ele apenas faz
contas triviais muito mais rapido do que humanos.

Existem algoritmos para calcular as funcoes exponencial, trig e log
de forma aproximada usando as quatro operacoes. Series de Taylor
sao um exemplo de um tal algoritmo, apesar de um exemplo muito
ineficiente. Um exemplo bem melhor eh usar aproximacoes de Pade,
i.e., aproximacoes por funcoes racionais. Exatamente o que eh que
uma calculadora ou um computador fazem eh uma pergunta dificil
(ou seja, eu nao sei :-) ) e eu acho que pode depender do contexto.

[]s, N.