[obm-l] Estatística

Olá a todos,

Sei que essa é uma dúvida boba, mas eu realmente estou confuso.

Suponham que exista uma pequena rede

a -> b -> c

e que P_ab denota a probabilidade de uma unidade de informação ser
transmitida com sucesso de a para b. Da mesma maneira, P_bc denota a
probabilidade de uma unidade de informação ser transmitida com sucesso
de b para c.
A partir dessas probabilidades,

E_ab = 1/P_ab

é a quantidade média de transmições necessárias para que uma unidade de
informação seja transmitida com sucesso entre a e b (isso está certo?).
De maneira análoga, calcula-se E_bc.
O que eu quero descobrir é o valor de E_ac. Ou seja, a transmição é
feita de a até b e, só após o sucesso dessa primeira parte, ela é feita
de b até c.
Um professor (de computação, não de matemática) me disse que

E_ac = E_ab + E_bc

Mas ainda tenho dúvidas. Não sei se fui muito claro, mas se alguém na
lista puder ajudar, eu agradeceria.

Diego
   Esse e-mail foi enviado pelo WebMail da UFF
NTi - Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação

--
 acredita-se estar livre de perigo.