Re: [obm-l] Sudoku

On Thu, Feb 16, 2006 at 11:47:27AM -0300, Tio Cabri st wrote:
> Obrigado pelas dicas do 'sudoku'
> Nicolau, abusando de sua boa vontade
>  perguntinha de limite, perdoe-me (professor sofre):
> Um aluno meu usando o fato de sen(x) quando x muito pequeno é
> aproximadamente =x
> Resolveu o limite fundamental, abaixo, dessa forma
>
> lim (x->0) (senx/x)=lim(x->0)(x/x)=1
>  e aí o que é você faria?

Para mim, dizer que "sen(x) quando x muito pequeno é aproximadamente =x"
significa exatamente que lim (x->0) (senx/x) = 1.
Se o objetivo era demonstrar que lim (x->0) (senx/x) = 1, ent~ao temos
um raciocinio circular e nada foi demonstrado, o estudante em essencia
apenas disse "isto 'e verdade sim, eu sei que 'e verdade".

[]s, N.