Re: [obm-l] exercio trigonometria

Suponha que f(x) e g(x) são periódicas de período p1 e
p2, tais que p1/p2=m/n.

Então: p(x) = f(x)*g(x) e s(x)=f(x)+g(x) são
periódicas com período menor ou igual a
p=np1=mp2,pois:

p(x+p)=f(x+np1)*g(x+mp2)=f(x)*g(x)=p(x)
E,
s(x+p)=f(x+np1)+g(x+mp2)=f(x)+g(x)=s(x)

Isso porém, não ajuda muito... pois garante apenas que
o período não será MAIOR do que p. Porém, dependendo
da configuração das funções, o período fundamental
pode ser menor.

Exemplos:
f(x)=g(x)=sin(x), com período 2Pi =>p(x)=sin(x)^2,
período Pi

f(x)= sin(x), se sin(x)>0 e f(x)=0, se sin(x)<0,
período 2Pi e
g(x)= 0, se sin(x)>0 e g(x)=-sin(x), se sin(x)<0,
períod0 2Pi, então:
s(x)=f(x)+g(x)=|sin(x)|, período Pi.

Não creio que exista uma forma a priori de identificar
o menor período (fundamental) sem conhecer as funções.

A propósito, existe alguma forma de identificar se uma
função é periódica apenas por inspeção da sua expansão
em série de Taylor ou Laurent (sem explicitar zeros e
singularidades)?? Acho que não, mas não tenho certeza.

[]´s

Demétrio

homepage.<http://us.rd.yahoo.com/mail/br/tagline/homepage_set/*http://br.yahoo.com/homepageset.html>

http://br.yahoo.com/homepageset.html