Re:[obm-l] Geometria Plana - Cilindro / Cone

Questão 2)

Seja um cone de altura H e raio r...
seu volume total é: VT = 1/3 * pi*H*r^2

Para uma altura X, temos que o volume é:
V1 = 1/3 * pi * x * r'^2

onde r' pode ser obtido por semelhanca de triangulos e vale:
r' = r*x/H

Logo, V1 = 1/3 * pi * r^2 * x^2 * x / H^2

o volume do restante do cone é:
V2 = VT - V1 ...

Queremos que V1 = V2, para adicionarmos a mesma quantidade de agua e suco, logo:

V1 = VT - V1 ... 2V1 = VT

substituindo:

2 * 1/3 * pi * r^2 * x^3 / H^2 = 1/3 * pi * r^2 * H

2 * x^3 = H^3

x = H * 4^(1/3) / 2

Na questao, H = 8 ... logo:

x = 4 * 4^(1/3) ..