Re: [obm-l] Subconjuntos de R

A sua enumeracao burra dos racionais foi uma ideia bem
inteligente. Eu soh acho que falta um arremate final
para completar a prova.

Vc mostrou que a colecao dos intervalos com centros
fora de J nao cobre R - J. Isto eh decorrencia do fato
de que a medida total desta colecao eh finita,
enquanto que a de R - J eh infinita. Como conjuntos de
medida finita nao podem cobrir conjuntos de medida
infinita, temos que a colecao dos intervalos centrados
em elementos fora de J nao cobre, por exemplo (3,
inf). Por outro lado, vemos que a uniao dos intervalos
centrados em elementos de J estah contida em (-2, 2),
que nao intersecta (3, inf). Isto mostra que a uniao
de todos os intervalos, ou seja, o conjunto I, de fato
nao cobre a totalidade de R.

Obrigado pela solucao.

Artur

--- Bernardo Freitas Paulo da Costa