Re: [obm-l] ESTRATÉGIA VENCEDORA!

Bem, neste tipo de proposicao, quando se fala em
estrategia vencedora, ela deve valer para todos os
casos, e nao para "os casos de vacilo" do adversario.

Mas enfim...
 Há uma estrategia que vale em todos os casos de
pilhas de pedras.
Vamos colocar um caso diferente deste:
as pilhas tem 1,2,3,4,5,6,7.

Ou, como todo bom computeiro, podemos escrever estes
valores em binario:

001
010
011
100
101
110
111

Agora vamos somá-las, de uma maneira nem um pouco
convencional:

001
010
011
100
101
110
111
***+
   444

Veja que todas as somas deram pares. Com isto, a
pessoa que jogar agora perdeu o jogo(isso se você e o
seu adversario nao vacilarem, como eu estou supondo).

Suponha que você, na sua vez de jogar, ciente deste
fato fatídico, tira 3 pedras do montinho de 7.
Agora temos esta distribuicao:

001
010
011
100
101
110
010
***+
    343

Como o 3 e o outro 3 (ensanduichando o 4) sao impares,
a ideia sera transforma-los em numeros pares, para
assim te manter no desespero, hahaha!
Que tal tirar 101? De fato,

343
101
***-
    242

Agora e so encontrar de onde tirar 101(ou 5, interprte
como quiser).
Fácil:

001
010
011
100
101 -- Esvazie essa!
110
010

Veja que a subtracao tambem nao e convencional :P
Aí teremos algo como

001
010
010
011
100
110
***+
   242

E assim vai. Com esta estrategia voce estara fadado a
perdiçao, hahahaha(risadas mais malignas aqui...).

Mas aplicando neste caso (7,7), da o que voce disse:
sempre tirar para deixar os montes iguais.

--- Chicao Valadares <chicaovaladares@yahoo.com.br>