[obm-l] Segundo dia - XX Ibero

Estou enviando agora os problemas do segundo dia. Ainda nao sei como os
meninos foram pq desde depois do almocco eles estao na prova por equipes
e nem chegaram a voltar pro hotel.

O problema 5 é do Brasil (meu e do Davi). =))

PROBLEMA 4
Dados dois inteiros positivos a e b, denota-se por (a mod b) o resto da
divisao de a por b, que é um dos números 0,1, ..., b-1. Determine todos
os pares de números (a,p) tais que p é primo e

(a mod p) + (a mod 2p) + (a mod 3p) + (a mod 4p) = a + p.

PROBLEMA 5
Seja O o circuncentro de um triangulo acutangulo ABC e A_1 um ponto do arco
menor BC da circunferencia circunscrita ao triangulo ABC. Sejam A_2 e A_3
pontos dos lados AB e AC, respectivamente, tais que vale a igualdade de
angulos
BA_1A_2 = OAC    e    CA_1A_3 = OAB.
Demonstre que a reta A_2A_3 passa pelo ortocentro do triangulo ABC.

PROBLEMA 6
Dado um inteiro positivo n, num plano consideram-se 2n pontos alinhados
A_1, A_2, ..., A_2n. Pinta-se cada ponto de azul ou vermelho de acordo com
o seguinte procedimento:
no plano dado sao traccadas n circunferencias disjuntas duas a duas, com
diametros de extremos A_i e A_ j. Cada A_k, 1 <= k <= 2n, pertence exatamente
a uma circunferencia. Os pontos sao pintados de modo que dois pontos de
uma mesma circunferencia ficam com a mesma cor.
Determine o numero de coloraccoes distintas dos 2n pontos que se podem obter
ao variar as n circunferencias e a distribuiccao das duas cores.

Abraccos,

Yuri