[obm-l] Sobre raízes de reais negativos

Olá pessoal,

Eu participei de uma discussão em um fórum que me causou uma séria confusão. Há um usuário afirmando que não existe raíz de reais negativos para qualquer índice, pois as propriedades dos expoentes levariam a um absurdo. O caso dos índices pares é óbvio, mas os ímpares me deixam com a pulga atrás da orelha.Caso eu consiga analisar passagem por passagem da demonstração que isso leva a um absurdo matemático, eu aceitarei de pés juntos. Sei que a lógica pode levar a coisas que nós achamos estranhas...

Primeiramente foi postado o seguinte:

Proposição: Em R. Se rt[n](x^n) = x, qualquer x real e n natural maior ou igual a 2, então x = -x.
Demonstração: x = rt[n] (x^n) = rt[2n] (x^2n) = rt[2n] [(-x)^2n] = -x

Mas como a proposição é para qualquer n, até mesmo os pares, isso me parece óbvio pois todos sabemos que rt[2](x^2) = sqrt(x^2) = |x|. Então propus que se colocasse na hipótese que x < 0 e n ímpar. Após isso foi dado um contra-exemplo:
-2 = rt[3] (-8) = rt[3x2] [(-8)^2)]  = rt[3x2] (64) = rt[3](8) = 2 e ainda afirmou que a alteração na hipótese é desnecessária pois a primeira demonstração cobre todo os valores de x e n.

Algumas passagens acimas me deixaram em dúvida. Já que estamos tratando de um nível tão baixo da matemática então devemos justificar e estar cientes de tudo que fazemos. A exponenciação sempre foi um problema pra mim em demonstrações rigorosas. Estou lançando a discussão aqui na lista com o intuito de entender e compartilhar.

Bruno Bonagura

Obs.: Segue o link do tópico que gerou a discussão ( http://www.somatematica.com.br/forumsm/viewtopic.php?t=5824 )