João.

Rogerio Ponce <rogerioponce-obm@yahoo.com.br>
Enviado Por: owner-obm-l@mat.puc-rio.br

20/09/2005 17:35
Favor responder a obm-l

        Para:        obm-l@mat.puc-rio.br
        cc:
        Assunto:        Re: [obm-l] PELO SIM, PELO NÃO!

Olá pessoal,
quase não aguento mais esse problema, mas não dá para
ignorar que minhas perguntas podem ser simplificadas,
da seguinte forma:

Pergunte a "A":
- Se daqui a duas perguntas, eu lhe perguntar
    "Existe um honesto entre tais fulanos?"
 você me responderá um SIM?

A resposta obtida sempre será a indicação correta, e a
pesquisa binária pode ser feita sem dificuldade
alguma.

Portanto, com 3 perguntas assim, é possível localizar
o honesto dentre 8 participantes.

[]'s
Rogerio Ponce

PS: Juro que não escrevo mais nada a respeito desta
questão.

---------------------------------

--- Rogerio Ponce escreveu:

> Olá Nicolau,
> na verdade, dá para superpor duas vezes (em cada
> pergunta) a política que eu sugeri, de modo a sempre
> obter a verdade.
>
> Em outras palavras, se com 2 perguntas aninhadas, a
> gente consegue um "inversor", com 4 perguntas
> aninhadas, a gente sempre obtém a verdade.
>
> E então, mesmo sem a auto-referência, a gente
> consegue
>  distinguir o honesto entre 8 pessoas, fazendo uma
> pesquisa binária desde o início.
>
> O exemplo é um "pouquinho" enrolado, mas acho que
> funciona:

> [...]
=== message truncated ===

Novo Yahoo! Messenger com voz: ligações, Yahoo! Avatars, novos emoticons e muito mais. Instale agora!
www.yahoo.com.br/messenger/