Re: [obm-l] PELO SIM, PELO NÃO!

Olá Nicolau,
a primeira resposta de um desonesto pode ser o que ele preferir (verdadeira ou mentirosa), e a partir daí, ele sempre inverte, conforme o enunciado esclareceu perfeitamente.

Repare que se na pergunta atual ele for mentiroso, então na próxima ele seria verdadeiro. Como na próxima ele me responderia "SIM" (pois estaria sendo verdadeiro) , então ele me diz (na pergunta atual) um "NÃO", pois no momento ele é mentiroso.

Se no entanto, ele no momento for verdadeiro, então , na próxima pergunta ele seria mentiroso , e diria "NÃO" .  E é isso que ele me conta na pergunta atual, pois estará sendo verdadeiro.

Portanto, o mentiroso sempre responderá NÃO àquela pergunta longa, enquanto o honesto sempre responderá SIM.

[]s
Rogerio Ponce.

"Nicolau C. Saldanha" <nicolau@mat.puc-rio.br> escreveu:
On Fri, Sep 16, 2005 at 05:35:18PM +0000, Rogerio Ponce wrote:
> Olá Nicolau,
> esse solução (resolvendo para 8) também é interessante
> - aliás, é A MAIS INTERESSANTE -, apesar de eu também
> achar um pouco "apelativa" pela auto-referência.
>

> O que imaginei anteriormente, resolveria apenas para 5
> participantes (A,B,C,D,E), da seguinte forma:
>
> Pergunte a "A":
> - Se minha próxima pergunta a você for "Existe apenas
> 1 honesto entre vocês?" , você me responderá um "SIM"?
>
> O honesto responderá SIM, e um desonesto responderá
> NÃO.

Acho que voce está supondo que a primeira resposta de um desonesto
é sempre falsa. Eu não interpretei o enunciado desta forma (nem, acho,
a maioria dos outros que comentaram a questão). Se for assim a sua
solução é correta e o problema todo fica bem mais fácil.

[]s, N.

http://br.download.yahoo.com/messenger/