Re: [obm-l] PELO SIM, PELO NÃO!

Professor Nicolau ou professor Gugu:

        Estou reestudando a questão desde o princípio, e já surgiu-me um não-entendimento, o qual transcrevo a seguir.
        Na primeira mensagem do Professor Nicolau, este colocou:
        “Eu discordo desta interpretação. Digamos que os candidatos estejam arrumados assim: d,d,h,d,d (onde h é o honesto e d não) e que você se faça esta pergunta. Ao primeiro da fila. Mesmo se interpretarmos que ele já decidiu que é hora de mentir e que perguntado diretamente ele responderá h,h,d,h,h, ele pode responder, por exemplo, “h,d,h,h,hâ€: ele estará mentindo e você não descobriu nada (ou tira conclusão errada).
Acho que esta solução se aplica a perguntas com resposta “sim ou “não†e mesmo assim não tenho certeza se se aplica a este problema. Não entendo que o enunciado deixe claro que exista uma “hora de mentir†predeterminada ante de você formular a primeira pergunta. Ou seja, os desonestos podem decidir se vão mentir ou não na primeira pergunta em função da pergunta, arruinando este truque.â€

        O não-entendimento é referente ao trecho em azul, pois, creio que o primeiro parágrafo é suficiente a refutação. Já o trecho em azul não se assemelha a esse primeiro parágrafo e, assim, não faz parte da refutação. De outra forma, creio eu um pouco confuso: o momento de decidir se vão mentir ou não na primeira pergunta é assunto distinto da forma como podem mentir. Estou certo nisso?

Desde já, muito grato,
João.