Re: RES: [obm-l] conjunto de irracionais fechado com relacao aa soma

   Caro Artur,
   S tem que ser um conjunto de seqüências limitadas de naturais, não ? Vale a
pena supor que são seqüências de inteiros positivos, ou pelo menos que têm
infinitos termos não nulos. Dá para provar que nesse exemplo os elementos de A
são transcendentes por serem números de Liouville (todos os números de
Liouville são transcendentes). Um número de Liouville é um real c tal que para
todo n existem infinitos racionais p/q com |c-p/q|<1/q^n. Um número algébrico
nunca é de Liouville: se f é um polinômio de grau n com coeficientes inteiros
tal que f(c)=0, existe K>0 tal que |f´(x)|<=K para todo x em [c-1,c+1]. Por
outro lado, se p/q é diferente de c e está muito perto (em particular a uma
distância menor que 1) de c então f(p/q) é um racional não nulo que pode ser
escrito como um inteiro dividido por q^n, e logo |f(p/q)|>=1/q^n. Por outro
lado, pelo teorema do valor médio, existe d entre c e p/q com
f(p/q)=f(p/q)-f(c)=f´(d).(p/q-c), donde
1/q^n<=|f(p/q)|=|f(p/q)-f(c)|=|f´(d)|.|p/q-c|<=K.|p/q-c|. Assim, temos sempre
|c-p/q|>=1/(K.q^n), e não existem, por exemplo, infinitos racionais p/q com
|c-p/q|<1/q^(n+1) (pois teríamos necessariamente |q|<K, além de |c-p/q|<1).
Os elementos de A no exemplo são números de Liouville, pois, se todos os a(k)
são inteiros positivos limitados por K, somando a série até o n-ésimo termo,
obtemos um racional com denominador 2^(n!) cuja distância ao valor da série
infinita é positiva é menor que 2.K/2^((n+1)!), que é muito menor que
   Eu tinha outro exemplo (que, pensando bem, não é tão diferente assim desse):
o conjunto A dos números que, quando escritos em base 2, têm infinitos bits
iguais a 1, mas, se f(n) é o número de bits iguais a 1 dentre os n primeiros
bits de um elemento de A, então f(n)=o(n), isto é, lim(n->infinito)(f(n)/n)=0.
   Abraços,
             Gugu

   Acho que eu tenho outro exemplo: seja