Re: RES: RES: [obm-l] Problema do casal de filhos

De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Cópia:
Data: Tue, 23 Aug 2005 10:05:18 -0300
Assunto: Re: RES: RES: [obm-l] Problema do casal de filhos

> O livro dá alguma explicação? Seria interessante se você pudesse transcrever
> enunciado e resolução para que pudéssemos saber exatamente de que estamos
> falando. Pelo que você escreveu até agora, não acho implausível que o livro
> esteja simplesmente errado.
>
> []s, N.

Isso me faz lembrar o problema das três caixas fechadas.
A primeira delas contém duas moedas de ouro, a segunda, uma de ouro e uma de prata, e a terceira, duas de prata.
Tomamos uma caixa ao acaso e dela retiramos uma moeda.
Dado que a moeda retirada é de ouro, qual a probabilidade de que a outra moeda desta caixa também seja de ouro?

A resposta é 2/3, apesar de muita gente achar que é 1/2.

[]s,
Claudio.