De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br [mailto:owner-obm-l@mat.puc-rio.br] Em
nome de Nicolau C. Saldanha
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Assunto: Re: RES: [obm-l] Problema do casal de filhos

On Sun, Aug 21, 2005 at 10:37:09PM -0300, Luiz Viola wrote:
>  Um homem visita um casal que tem dois filhos. Uma das crianças, um
> menino, vem à sala. Encontre a probabilidade (p) de o outro ser
> também um
> menino, se
>
>  (i) sabe-se que a outra criança é mais nova
>
> (ii) nada se sabe sobre a outra criança
>
>  A resposta do item (ii) não é 1/2!!!! Alguém consegue enxergar por
> que????

Para mim a resposta correta é 1/2 sim (para ambos os itens) e
o raciocínio que foi apresentado para chegar a outro valor está
equivocado.
Tudo isto com suposições que me parecem naturais e que não vou
explicitar.
Pq exatamente você acha que a resposta deveria ser diferente de 1/2?

[]s, N.

=
=

http://mail.terra.com.br/protected_email/imail/imail.cgi?+_u=lfviola&_l=
1,1124729600.942542.12590.niassa.terra.com.br,3404,Des15,Des15

Scan engine: McAfee VirusScan / Atualizado em 22/08/2005 / Versão:
4.4.00/4564