Re: [obm-l] Magica Matematica

Smith,

On 29/07/05, Qwert Smith <lord_qwert@hotmail.com> wrote:
> Vc acaba de chegar pra sua primeira aula de um curso introdutorio de
> matematica.  O professor e seu assistente convidam todos os alunos a
> participar de um truque de cartas.  O prof. sai da sala enquanto o
> assistente pede aos alunos que escolham 5 cartas de um baralho normal de 52
> cartas.
> O assistente pega as cinco escolhidas e arruma elas na mesa do prof.  sendo
> 4 com o valor a mostra e uma virada.  O prof entao retorna pra sala e ao
> bater o olho nas cartas em sua mesa diz o valor e naipe da carta virada pra
> [...]

   Eu talvez não tenha entendido o propósito do problema, mas a
verdade é que não vejo nada muito "matemático" envolvido...
   Pelo princípio da casa dos pombos, como são 5 cartas e 4 naipes,
haverá sempre pelo menos duas cartas do mesmo naipe. Suponha essas
duas cartas. O assistente pega uma delas e põe virada, a outra do lado
desta com o valor à mostra, e as três demais depois da outra...
   Você tendo um assistente com você que veja as cartas, não precisa
muita matemática...

Beijos,

--
-><-