[obm-l] =?ISO-8859-15?Q?Uni=E3o=20de=20subespa=E7os=20vetoriais?=

Estou apanhando desse problema jah faz algum tempo... Alguem poderia me
dar uma maozinha?

Se V eh um espaco vetorial sobre um corpo infinito F, demonstrar que V nao
pode ser representado pela reuniao (da teoria dos conjuntos) de um numero
finito de subespacos proprios.

Como observacao, esse problema eh do Herstein (Topicos de Algebra) e eh
anterior aa definicao de dimensao, por exemplo. O fato do corpo F ser infinito
e tambem o fato de que este exercicio antecede imediatamente a secao "Independencia
linear e bases" indicam que a solucao sai de consideracoes sobre combinacoes
lineares do tipo a_1*x_1 + ... + a_n*x_n com cada x_i convenientemente escolhido
em cada subespaco M_i da uniao.

Minha escolha natural foi pegar esses x_i de modo que eles nao estejam em
nenhum dos outros M_j (se para algum i isso nao eh possivel, entao o M_i
eh totalmente dispensavel pois jah estah na uniao dos outros subespacos).
Soh que nessa historia toda estah faltando alguma coisa que me escapou aos
olhos e nao to conseguindo enxergar...

[]s,
Daniel