[obm-l] =?ISO-8859-15?Q?RES=3A_=5Bobm-l=5D_Re=3A_=5Bobm-l=5D_RES=3A_=5B?==?ISO-8859-15?Q?obm-l=5D_Implica=E7=E3o?=

Ah, ai sim, eu nao tinha entendido assim. Por vacuidade, OK.
Artur

-----Mensagem original-----
De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br [mailto:owner-obm-l@mat.puc-rio.br]Em
nome de kleinad2@globo.com
Enviada em: quarta-feira, 27 de julho de 2005 12:47
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Assunto: [obm-l] Re: [obm-l] RES: [obm-l] Implicação

Bem, a sentença
"se x é um número NATURAL tal que x^2 + 1 = 0, então x está em {-1, 1}"
é verdadeira sim, mas é falsa no caso de x poder ser um número complexo
como o Artur colocou.

A informação de que x era natural é vital, e vc a omitiu no seu primeiro
e-mail, e então cada um supôs o x estando em qualquer conjunto que lhe desse
na telha... Poderiam ser inteiros módulo 2, e neste caso a sentença seria
também verdadeira (e a recíproca também), mas essa é outra história...

Voltando à sua pergunta, ela é verdadeira por "vacuidade". Diz-se que uma
sentença é verdadeira se, quando sua hipótese (no nosso caso, o que vem
antes da vírgula) é verdadeira, então a implicação (depois do "então")
também
é. No caso de a hipótese nunca ser verdadeira, como é o caso pois nenhum
natural x é tal que x^2 + 1 = 0, então a sentença permanece verdadeira,
e a isso se chama verdade por vacuidade.

É esse tipo de verdade que mostra que o conjunto vazio está contido em todo
conjunto, porque a sentença "se x pertence ao conjunto vazio, então x
pertence
ao conjunto A", qualquer que seja A, é sempre verdadeira, porque a hipótese
nunca o é.

Espero ter ajudado.

[]s,
Daniel

 '>'       Acho que não me expressei muito bem quanto a minha dúvida.
 '>'
 '>'       É o seguinte, assisti ao vídeo de conjuntos e números naturais
do
 '>'Prof. Elon http://strato.impa.br/capem_jul2004.html
 '>'
 '>'       Ele fala que essa implicação x^2 + 1 = 0 => x E {-1,1} é correta.
 '>'Artur Costa Steiner <artur.steiner@mme.gov.br> escreveu:Impossivel
entender.
 '>'A implicacao eh falsa. Isto implica que x estah em {i, -i}