Re: [obm-l] Prova da IMO - Primeiro dia

   Oi Domingos et al,
   Essa eu fiz assim: se 1<=i<j então |a_i-a_j|<j, senão, fazendo
n=|a_i-a_j|, temos 1<=i<j<=n mas a_i e a_j deixam o mesmo resto na divisão
por n. Assim, para todo n>=1, {a_1,a_2,...,a_n} tem que ser um "intervalo",
isto é, um conjunto de n inteiros consecutivos (com efeito, pelo fato acima,
a diferença entre o menor e o maior desses números é menor que n, e eles são
todos distintos). Como uma união crescente de "intervalos" de inteiros que é
ilimitada dos dois lados tem que o conjunto de todos os inteiros, acabou.