RE: [obm-l] Primos

Olá!

Respondendo à primeira pergunta:
admitindo que p_n>2, podemos dizer que p_1...p_n é múltiplo de 2. Logo, um primo
P deve ser da forma p_1...p_n + 1. Tomando o número N-1, N primo, podemos
decompô-lo em
fatores primos: N-1 = p_1...p_k, onde p_k<=p_n (supondo que
p_(n+1) > p_n), donde concluímos que N-1 <= p_1...p_n
  => N <= p_1...p_n +1
*Note que p_(n+1) >= p_n + 1.

Apesar da segunda pergunta ser um pouco incoerente (pois contradiz a
demonstração), supondo que X seja primo, não existem divisores primos deste
(senão ele não seria primo!)
Não sei se fui muito claro. Qualquer erro, por favor, corrijam-me.

Felipe

Citando kleinad2@globo.com:

>  '>'Se p_n denota o e-nesimo primo, mostrar q
>
> Oi,
> Se p_(n+1) é maior do que X = p_1...p_n + 1, quem seriam os primos divisores
> de X?
>
> []s,
> Daniel

Quer 50% de desconto nas ligações DDD à noite e nos finais de semana ??
Plano Opção DDD 21 da Embratel. Inscreva-se grátis.