Re: [obm-l] IME ajuda

Caros colegas da lista,
Motivado pela resposta positiva que costumo ter acerca do
material do IME, eu preparei uma nova versao (versao 6)
do mesmo que acabo de disponibilizar no site

www.lps.ufrj.br/~sergioln/ime

Nesta nova versao:
i) foi incluida a prova de algebra de 1979/1980, agora
sim podemos afirmar que a decada de 80 esta' completa,
com agradecimento a um colega Alessandro J. S. Dutra.

ii) num esforco grande, eu inclui solucoes (mais apropriado
que gabarito) das provas de ALGEBRA de 1979/1980 a 1990/1991,
num total de 12 novas provas com solucoes.

iii) reformulei, uniformizei e atualizei a notacao matematica.
COm isto, surgiu uma certa incompatibilidade com a notacao
das figuras, a ser corrigido (ou nao) em versao futura.

iv) Alterei o latex da minha maquina e perdi a separacao
das silabas em portugues. Peco desculpas, mas
para nao atrasar a divulgacao, corrigirei isto numa versao
futura.

v) Na preparacao das solucoes, tive dificuldades com algumas questoes.
Duas da "dificil prova de 1980/1981"
(o "ano do Nicolau") como o Claudio Buffara
colocou anteriormente: as questoes de numeros 8 e 9.
A de numero 8 (ponto de Hurwitz), coloquei uma solucao
magica dada pelos professores do Colegio Impacto.
A de numero 9 (propriedade de numeros binomiais), coloquei
a solucao algebrica dada pelo Nicolau nesta lista, com a prova
do lema indicada pelo Claudio Buffara.
Faltou um item (b) da questao 10 de uma prova que eu esqueci.
Fui ajudado ainda pelo Caio desta lista numa outra questao
que estava com solucao completamente errada anteriormente.

Nao sei se ha' algum problema ter colocado estas solucoes
sem autorizacao. Procurei dar os devidos creditos.
Se houver algum problema, me avisem que eu as retiro.
Deve haver, ainda, certamente, diversos equivocos/erros etc.
Peco desculpas, mas me isento de toda a responsabilidade
de qualquer dano que isto possa provocar ao seu computador etc.

Como sempre, as realimentacoes (construtivas) sao sempre bem-vindas.

A versao atual tem cerca de 150 paginas. Nao sei se interessa
para alguem imprimir tudo isto. A preparacao e' (muito) trabalhosa,
mas o material esta' atingindo uma maturidade que eu queria.
O proximo desafio e' incluir as solucoes das provas de GEOMETRIA.
Acho que vou precisar de uns 2 anos para isto. Mas estou dentro
do cronograma inicial.

Abraco,
sergio