Re: [obm-l] tangentes a uma curva (era: cyshine@yahoo.com)

Oi Cleber,

Tudo ótimo.

Acho muito legal você ter enviado essa mensagem para
mim, mas ela acabou indo para a lista da OBM.

Esse problema é da primeira fase da OBM universitária
2004, certo?

É o seguinte: seja y = ax + b a reta tangente
desejada. Cada interseção da reta com a curva de
equação y = 3x^4 - 4x^3 corresponde a uma solução do
sistema y = ax + b e y = 3x^4 - 4x^3, que é
equivalente a y = ax + b e 3x^4 - 4x^3 = ax + b (*).

Como a reta é *tangente* à curva, alguma raiz da
equação (*) deve ter multiplicidade pelo menos dois.
Se não, a reta simplesmente cortaria a curva, e não
tangenciaria. Para isso ficar mais claro, imagine o
gráfico de y = (x - 1)^2; esse gráfico tangencia o
eixo x, que é a reta y = 0, em x=1, raiz de
multiplicidade 2 de (x-1)^2 = 0.

Como a reta é tangente à curva em dois pontos
distintos, cada um desses pontos representa uma raiz
de multiplicidade pelo menos 2, ou melhor, são dois
pontos correspondentes a duas raízes reais de
multiplicidade pelo menos 2 de (*). Como (*) é
polinomial de quarto grau, admite no máximo 4 raízes
reais. Assim, (*) admite exatamente duas raízes reais,
cada uma de multiplicidade 2 (se não, (*) teria mais
de 4 raízes).

Espero ter ajudado.

[]'s
Shine