RE: [obm-l] Re: [obm-l] Questão da OBM universitária

Daniel,

EDO significa Equacao Diferencial ordinaria, e e uma equacao que envolve as
derivadas de f(x) onde o objetivo e encontrar uma funcao f(x) que satisfaca
a equacao dada. No caso da questao abaixo, voce pode isolar de um lado da
equacao os termos que envolvem f(x) e f'(x) e do outro os termos que nao tem
f(x), assim teriamos

(f'(x)/f(x))=2/x

Integrando a equacao em ambos os lados encontramos

ln(f(x)) = ln(x^2)+ ln(K), onde ln(K) e uma constante. Entao,

f(x) = K(x^2).

Como f(2)=2, entao, K=1/2.  Dai, temos f(x)=0.5*(x^2). Como voce quer f(3)
temos

f(3) = 9/2, como o Nicolau encontrou.

Se voce quer saber mais sobre EDO's , existem diversos livros que falam
sobre isso. Um curso introdutorio pode ser encontrado no livro do Boyce e De
Prima.

Regards,

Leandro
Los Angeles, CA.

>From: "Daniel Regufe" <danielregufe@hotmail.com>
>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>Subject: [obm-l] Re: [obm-l] Questão da OBM universitária
>Date: Wed, 29 Jun 2005 13:44:11 +0000

>Cheguei nessa equação tb e parei aqui ! Eu não entendi oq vc fez abaixo...
>EDO ... q isso ?

>obrigado

>Chegou o que faltava: MSN Acesso Grátis. Instale Já!
>http://www.msn.com.br/discador

Express yourself instantly with MSN Messenger! Download today - it's FREE!