Re:[obm-l] Duvida Probabilidade

De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Cópia:
Data: Sat, 25 Jun 2005 23:31:19 -0300
Assunto: [obm-l] Duvida Probabilidade
> Prezados,
>
>     Um aluno me perguntou sobre a seguinte questão:
> "Considere um baralho comum de 52 cartas (13 de cada naipe). Retirando, ao acaso e simultaneamente, duas cartas desse baralho, qual é a probabilidade de saírem duas cartas de mesmo naipe?"
>
> O raciocinio dele foi Combinação de 12,2, sobre C52,2 tudo isso vezes 4.
> Há erro conceitual??

Sim. Por que 12?

O naipe pode ser escolhido de 4 maneiras distintas e, uma vez escolhido o naipe, as duas cartas podem ser escolhidas de Binom(13,2) maneiras distintas.

Logo, número de casos favoraveis = 4*Binom(13,2)

Número de casos possiveis = Binom(52,2)

Probabilidade = 4*Binom(13,2)/Binom(52,2)

Um raciocínio onde aparece 12 pode ser:
Uma carta pode ser escolhida de 52 maneiras distintas. Uma vez escolhida esta carta, a segunda, como tem que ser do mesmo naipe, só pode ser escolhida de 12 maneiras. Dividindo por 2, pois a ordem de escolha das cartas nao importa, obtemos 52*12/2 = 286 = 4*Binom(13,2)

[]s,
Claudio.