Re: [obm-l] módulos livres e de torção

Olá Gente,

consegui fazer o segundo dos problema abaixo. Em relação ao primeiro, achei um exemplo no livro do Rotman que mostra que pode-se ter uma família de A-módulos livres mas seu produto direto não é livre. Porém tal exemplo não é nada fácil de entender, pois ele usa muitas propriedades de cradinalidade.

No mais, agradeço àqueles que tentaram resolver os problemas abaixo. E no caso em que alguém queira ver a solução do segundo, depois posso colocar aqui.

Sem mais, Éder.

Lista OBM <obm_lista@yahoo.com.br> escreveu:
Olá gente, estou com alguns problemas que já fazem
mais de uma semana que tento e não consigo, por isso
gostaria da ajuda de vocês.

1) Seja {M_i} uma família de A-módulos livres. O
produto direto dessa família é um A-módulo livre?

Obs.: No caso de soma direta tem-se um A-módulo livre.

2) Dar um contra exemplo para mostrar que o produto
direto de módulos de torção não é, em geral, um módulo
de torção.

Obs.: No caso de soma direta tem um módulo de torção.

grato desde já, Éder.

____________________________________________________Yahoo! Mail, cada vez melhor: agora com 1GB de espaço grátis! http://mail.yahoo.com.br

Yahoo! Mail: agora com 1GB de espaço grátis. Abra sua conta!