[obm-l] Dominos

Title: Dominos
Aqui vai uma versao mais simples do problema, onde ha apenas 10 dominos com numeros de 0 a 4:

Usando a ideia abaixo, temos que calcular o numero de sequencias de 10 numeros dentre {0,1,2,3,4} tais que dois numeros quaisquer sao vizinhos exatamente uma vez (o 10o. termo da sequencia eh considerado vizinho do 1o.)
Essa condicao garante que cada numero vai aparecer exatamente duas vezes. Aquela primeira condicao do primeiro termo ser igual ao ultima nao eh valida - foi mancada minha.

Fixe um numero qualquer, digamos o 0.

Entao, teremos dois tipos de sequencia:
a 0 b c 0 d _ _ _ _
ou
a 0 b _ _ c 0 d _ _
onde {a,b,c,d} = {1,2,3,4}.
Ou seja, os dois zeros distam 3 ou 5 um do outro.

Consideremos o primeiro tipo: a 0 b c 0 d x y z w

* a, b, c, d podem ser escolhidos de 4! = 24 maneiras.
Pra facilitar a analise, fixemos uma dessas escolhas. Digamos:
1 0 2 3 0 4 x y z w.

* Temos 3 possibilidades para x: 1, 2 ou 3.
Caso 1: x = 1 ==> 1 0 2 3 0 4 1 y z w
y soh pode ser 2 ou 3 e, uma vez escolhido y, z e w ficam unicamente determinados.
Por exemplo, se y = 2, entao necessariamente z = 4 e w = 3.
Logo, fixando x = 1 temos 2 possibilidades para a sequencia (y = 2 ou y = 3).

Caso 2: x = 2 ==> 1 0 2 3 0 4 2 y z w
y soh pode ser 1 e z pode ser 3 ou 4.
Se z = 3 entao w = 4  e  se z = 4 entao w = 3.
Logo, fixando x = 2 temos 2 possibilidades para a sequencia (z = 3 ou z = 4)

Caso 3: x = 3.
Esse caso eh analogo ao anterior, resultando em mais duas possibilidades para a sequencia.

*Em suma, existem 4!*(2+2+2) = 144 sequencias do primeiro tipo.

Uma analise semelhante mostra que existem 96 sequencias do segundo tipo (a menos de algum erro de conta).

Logo, temos um total de 144 + 96 = 240 sequencias, ou seja, 240 configuracoes possiveis para um jogo fechado de dominos usando apenas os 10 dominos que contem os numeros de 0 a 4.

Se voce quiser o numero de maneiras em que o jogo pode proceder de forma a usar todas as 10 pecas, voce precisa multiplicar 240 por 10*2^8, pois temos 10 possibilidades para a primeira peca colocada e, depois disso, 2 possibilidades para a peca seguinte (uma de cada lado da sequencia de dominos na mesa) ateh a nona. A decima fica unicamente determinada. Outra maneira de ver isso eh rodar o jogo de tras pra frente e ir retirando as pecas.

***

Pra 21 dominos com os numeros 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, acho que dah pra fazer do mesmo jeito, mas com muito mais sub-casos.

[]s,
Claudio.