Re: [obm-l] Brain Teaser : Petals Around the Rose

Poxa...

Claudio, como é que você pariu esta solução? (se é que dá certo... hehehe, eu não tive saco de testar)
Eu vi primeiro que só dava resposta par... e depois de uma seqüência de tentativas em que tive a sorte que não apareceram nenhum 5, vi que o número de dados que aparecem o três multiplicado por 2 tinha algo a ver com a solução.
Pensando assim vi que dava sempre três situações: ou eu acertava ou errava com 4 ou 8 unidades do valor certo.

Fazendo mais várias tentativas acabei descobrindo o porquê deste 4, 8 e ainda podia ser 12 e 16 o erro, mas não apareceu tal situação.

Não vou dizer a resposta pois deve ter bastante gente trabalhando nesta brincadeira... hehehe, é bem divertido. Vale a dica...

Só não vi qual a ligação da solução com o nome da brincadeira.

Abraço
Kufner

On 5/2/05, Claudio Buffara <claudio.buffara@terra.com.br> wrote:
on 29.04.05 18:58, Fabio Niski at fniski@terra.com.br wrote:

> Descubra voce tambem!
>
> http://crux.baker.edu/cdavis09/roses.html
>

> Niski

O numero de petalas eh obviamente igual a:
(1/3)*SOMA(i=1...5) |x_i^4 - 13*x_i^3 + 56*x_i^2 - 92*x_i + 48|
onde:
x_i= numero que aparece no i-esimo dado (1 <= i <= 5).

[]s,
Claudio.

--
Instituto  Militar  de  Engenharia