[obm-l] Fatoracao Unica em D[x]

Estou empacado neste aqui:

Seja D um dominio de integridade que nao tem fatoracao unica.

Prove ou de um contra-exemplo:
Todo polinomio monico de D[x] pode ser expresso, de forma unica, como o
produto de polinomios irredutiveis em D[x].

Eu sei que se F eh o corpo de fracoes de D, entao qualquer f(x) de D[x] tem
fatoracao unica em F[x]. O problema eh que o lema de Gauss usa os tais
polinomios primitivos, onde o mdc dos coeficientes eh 1, soh que se D nao eh
fatorial, nao existe mdc...

[]s,
Claudio.