	From: owner-obm-l@mat.puc-rio.br on behalf of carlos Eugenio souto
	Sent: Wed 4/13/2005 7:59 PM
	To: obm-l@mat.puc-rio.br
	Subject: [obm-l] exercicio de probabilidade do gnedenko ( dificil)

	Olá

	Estou estudando pelo livro The theory of probability do B. V. Gnedenko. É um livro ótimo que recomendo fortemente. Mas tem exercícios muito dificeis. Aqui mando um que não estou conseguindo resolver. Qualquer ajuda é bem vinda.

	Um ponto é jogado aleatoriamente sobre um segmento de reta AB de comprimento a. Um outro ponto é jogado sobre um segmento de reta BC de comprimento b. Qual a probabilidade de que um triangulo possa ser construido a partir das linhas:
	1) linha que vai do ponto A ao primeiro ponto jogado
	2)linha entre os dois pontos que foram jogados
	3)do segundo ponto jogado ao ponto C

	Obrigado

  _____

	Yahoo! Acesso Grátis <http://us.rd.yahoo.com/mail/br/taglines/*http://br.acesso.yahoo.com//> : Internet rápida e grátis. Instale o discador agora!