Re: [obm-l] Geometria Riemanniana

>Olá, membros da lista.
>Boa noite!
>Por favor, gostaria de saber como determinar o grupo de isometrias do espaço projetivo real
>Pn(R).

     Olá Carol,     eu sei muito pouco de geometria Riemanniana.
     Mas tem um livro que responde isso:

           Gradutate Texts in Mathematics Vol 49 Ratchiffe - Foundations of
Hyperbolic Manifolds.  Recomendo uma leitura cuidadosa deste texto
ele é muito bom e acessível.

     Bom saber que vc estuda o assunto.
     Vamos esclarecer ao membros da lista o que é o espaço
     real projetivo: PR^n.

          Se eu não me engano, ele é o conjunto
   todos os hiperplanos de dimensão n-1 que passam   pela origem.

       Vamos vomar por exemplo PR^2 : Temos o plano cartesiano R^2. O espaço
       projetivo PR^2  é o conjunto de todas as retas (hiperplanos de dimensão n-1 = 1)
         que passam pela origem.

        Uma isometria é uma transformação linear que preserva a métrica (nesta caso
      a métrica Riemanniana do espaço).  Assim devemos ter <Au,Av> = <u,v> para
      termos uma isometria, sendo A a transformação linear.

       A métrica Riemanniana é uma forma bilinear positiva definida (um tensor) que
       permite calcular distâncias entre dois pontos.  No caso de R^n este tensor é
       a identidade I_n: g_{ij..k}=1 se i = j = ... = k e g_{ij}=0 se i =/= j forall i,j .

                Isso deve valer para as subvariedades de PR^n (os hiperplanos).

                 Neste caso, nas subvariedades, as isometrias formam um
           grupo constituído de rotações  e translações (pois pode-se
        provar que essas são as únicas transformações que
        preservam a métrica - (Isso é demonstrado no livro que eu citei acima).

          Como as subvariedades neste caso formam uma folheação do espaço
então o problema vale para as folhas (os hiperplanos).
          Mas por indução em n, se vale para R^n que é isomórfico a PR^{n-1}
deve valer para PR^n.  Acho que é essa a idéia.
         Mas como não domino o assunto posso ter dito besteiras.

>Além disso, como mostro que as componentes conexas do conjunto de pontos fixos de
>uma isometria de uma variedade Riemanniana M são subvariedades totalmente geodésicas
>de M?

        Intuitivamente parece verdade.

       Imagine por exemplo a esfera M= S^3 (que é o conjunto x^1 + x^2
+ x^3 = 0) por exemplo com a métrica Riemmaniana .  As geodésicas são arcos de círculo
maior (isto é são círcunferências que estão em um plano que corta a origem da esfera).

          Essas geodésicas são subvariedades de S^3 e possuem dimensão 1,
são componentes conexas de S^3 (pois sua união forma S^3) e são totalmente geodésicas
(veja a digressão abaixo sobre possíveis falhas neste raciocínio).

          Se você tem uma isometria de S^3 em S^3 que preserva a métrica Riemmaniana e se
provar que  um ponto fixo da isometria (Av = v, sendo A a isometria)
sempre deverá pertencer a uma  geodésica, e vice versa,
então o conjunto destes pontos deverão
ser exatamente a subvariedade (que é uma componente conexa, como foi explicado
acima)  e essa subvariedade é exatamente a geodésica.
E daí você prova a proposição.

      Agora digressões e autocríticas:

        Posso ter pecado em vários pontos :
      -    O que é uma subvariedade totalmente geodésica?
    Imagino que seja o conjunto de pontos que satisfaça a equação diferencial das
linhas geodésicas.

    -     Na minha cabeça imaginei que elas tem um ponto
em comum logo sua interseção não é nula, no caso da geometria ser elíptica.
Assim os arcos geodésicos seriam as componentes conexas + os dois pólos.

     -   Temos todavia que tirar um ponto. O ponto pode ser considerado
uma geodésica?  Acho que sim pois se pegarmos p1=p2 então
o arco geodésico conectando esses dois pontos é o próprio ponto p1=p2.

 - Se não for isso então  imagino que
a coisa deva ser mais complicada, isto é, que tenhamos que usar três atlas para
cobrir a variedade em questão (a esfera).

-                Neste caso teríamos uma cobertura
da esfera com três esferas sem os pólos (não seriam componentes
simplesmente conexas pois cada uma delas teria dois "buracos"), mas também
não seriam componentes conexas da esfera, pois elas não formam uma cisão da
esfera (a intersecção delas não é não nula).

 Enfim... que viagem.

  Bem... Não sei se ajudei em algo, mas apenas tentei ...

  []s