Re: [obm-l] ponteiros do relogio

NICOLAU, EU NÃO ENTENDI POR QUE O PONTEIRO DOS MINUTOS VAI DAR 22 VOLTAS E
NÃO 24...
EU FIZ DE OUTRA FORMA:

EM CADA PERÍODO DE TEMPO QUE DEMORAR PARA OS DOIS PONTEIROS FICAREM
SOBREPOSTOS ELES FORMARAM 2 ANGULOS RETOS,
ESTE PERÍODO É DE 1H E 60/11MIN,
POIS OBSERVANDO A MEIA-NOITE OS PONTEIROS ESTARÃO SOBREPOSTOS E A PRÓXIMA
VEZ QUE ISSO OCORRERÁ SERÁ DEPOIS DE 1 HORA E ALGUNS MINUTOS.O CÁLCULO DOS
MINUTOS É SIMPLES:

(60*1 -11M)/2 = 0º
60=11M
M=60/11MIN

LOGO: O Nº DE VEZES QUE ESSE PERÍODO REPETIRÁ SERÁ 24H/(1H + 60/11MIN)
=24*60MIN/(60MIN+60/11MIN)=22
COMO SÃO 22 PERÍODOS E A CADA PERÍODO OS PONTEIROS FORMAM 2 RETOS, O Nº DE
ANGULOS RETOS E OBTIO POR 2*22= 44

UM GRANDE ABRAÇO!
RAFAEL FERREIRA

>From: "Nicolau C. Saldanha" <nicolau@mat.puc-rio.br>
>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>Subject: Re: [obm-l] ponteiros do relogio
>Date: Thu, 14 Apr 2005 09:32:18 -0300

>Pendure o relogio pelo ponteiro das horas. Assim o ponteiro
>dos minutos dá 22 voltas por dia (ele normalmente daria 24,
>mas precisamos subtrair as duas voltas que o ponteiro das horas deu).
>Como temos um ângulo reto duas vezes por volta, a resposta é 44.
>
>Se começamos a prestar atenção às 0h, a primeira vez que os ponteiros
>fazem um ângulo reto é às 24h/88, ou seja, entre 00:16:21 e 00:16:22.
> [...]

Chegou o que faltava: MSN Acesso Grátis. Instale Já!
http://www.msn.com.br/discador