To: obm-l
Sent: Wednesday, April 13, 2005 7:32 PM
Subject: Re: [obm-l] incoveniente!

Certamente você está cometendo uma agressão. A vítima é a língua portuguesa: a grafia correta é "incoNveniente" - note o N entre o "o" e o "v".

Quanto ao problema, minha sugestão é usar o referencial do ponteiro das horas, em relação ao qual o ponteiro dos minutos se desloca a uma velocidade angular de 330 graus por hora (no sentido horário, claro!).

Se você começar a contar as 24 horas num instante em que o ponteiro dos minutos está x graus à frente do das horas (0 <= x < 360), você vai querer o número de instantes t em [0,24) tais que x + 330t é da forma 360*k + 90 ou da forma 360*k + 270, com k inteiro e não-negativo.

[]s,
Claudio.