Re: [obm-l] Provadores automáticos de Teorema

>por que umas pessoas são mais talentosas e resolvem
> problemas em matemática mais rápido que as outras
Deus e/ou Evoluçao Espiritual e/ou Biologico...e quem
sabe??

> (e porque algumas pessoas como Evariste Galois
> que faziam isso tinham um ego fora do comum).
Todo matematico que se preze possui, nem que seja um
pouquinho, um desejo de saber mais que os outros :p...

>... vi alguns provadores de teorema.
>.... descobri que a "busca"  ou "árvore de busca"
> parecia realmente ser a "mola mestra" daquilo
> que chamamos de inteligência.  Demonstrar era
> um processo de tentativa e erro.
Acredito que mostrar a veracidade ou a falsidade pode
ser uma definiçao de demonstraçao.Sabe o que Godel
mostrou em termos práticos??Que existem proposiçoes no
 sistema formal(ele mostrou uma, a famosa
autoreferencia, mas pode haver outras,desde que ele
contenha aritmetica de peano)que podem ser provadas
verdadeiras e falsas...já imaginou o provador de
teorema ora mostrando que a afirmativa era falsa ora
que a proposiçao é verdadeira???
Nao sei se os provadores de teorema resolvem nossas
vidas por completo nao....

>... mostrar que o problema era indecidível no
conjunto
> de axiomas utilizado.  Mesmo nos melhores
> computadores, todavia,  isso poderia
> levar anos, séculos, ou talvez nunca ser conseguido
> (leia por exemplo o livro "O último teorema de
> Fermat").
Cuidado pra nao confudir inconsistencia com
indecidibilidade....troque o indecidivel por
inconsistente no que vc disse...Pois é ....sabe o que
Turing mostrou em termos praticos???Que nao existe
algoritmo geral que identifique se uma dada proposiçao
é inconsistente ou nao...(Diz-se que tal problema é
INDECIDIVEL)e por reduçao, nao existe algoritmo que
identifique todas as proposiçoes inconsistentes do
sistema de axiomas ...

>Tudo em matemática se resumia a conjuntos,
>aplicações de um conjunto em outro e raciocínio
>lógico usando álgebra booleana e talvez algumas
>fórmulas.

Será??E isso nao era em essencia o que Hilbert pensava
tambem??

>...Existia mesmo (!!) uma grande
> probabilidade de alguém dominar um assunto
> matemáticamente sem conhecer a sua essência.
> Na época era apenas uma probabilidade.

Algoritmo é algoritmo nao ha surpresas, da mesma forma
que alguem domina o algoritmo da multiplicaçao sem
saber a sua essencia ela pode dominar matematicamente
um assunto, sabendo os algoritmos empregados.....

>Me pareceu loucura, que tudo que faziam em
>matemática  avançada parecia ser resultado de F=ma!!
Principios sao principios....:)

>Se a matemática  avançada toda vem da física,
> (que em grego quer dizer natureza).  Então...  Por
> que
> matemáticos como Hilbert queriam axiomatizá-la?
> Já que as lições que aprendemos vieram todas
>  da natureza?
Sei não...e a logica??Nao tem um filosofo grego ai que
diz que os conceitos abstratos estao na nossa mente???

> Não quero desencorajar ninguém, e sim
> encorajar.  Estudar matemática é indispensável e
> todos os que puderem devem fazer isso.
Os matematicos deveriam criar um dia só em homenagem a
Godel e a Turing, pois se Hilbert estivesse certo, nós
não precisariamos mais deles :p....

>Assim, em termos humanos, o que seria
> melhor
> para nós?  Usar provadores automáticos?  Eles
> poderiam
> fazer com nossos cérebros o que o carro fez com os
> nossos corações?  Vale a pena pensar?
Matematica envolve o coraçao tambem :)

>Assim eu sempre os convido para assistir
> Dumbo e tomar sorvete após vê-los estressados :)

È o que nós de computaçao sabermos fazer melhor :p
Fica aqui a provocaçao ;)
[]´s

"O Binômio de Newton é tão belo como a Vênus de Milo.
O que há é pouca gente para dar por isso... "
Fernando Pessoa - Poesias de Alvaro Campos

As informações existentes nessa mensagem e no(s) arquivo(s) anexado(s)
são
para uso restrito, sendo seu sigilo protegido por lei. Caso não seja
destinatário, saiba que leitura, divulgação ou cópia são proibidas.
Favor
apagar as informações e notificar o remetente. O uso impróprio será
tratado
conforme as normas da empresa e a legislação em vigor. Agradecemos sua
colaboração.

The information mentioned in this message and in the archives attached
are
of restricted use, and its privacy is protected by law. If you are not
the
addressee, be aware that reading, disclosure or copy are forbidden.
Please
delete this information and notify the sender. Inappropriate use will
be
tracted according to company's rules and valid laws. Thank you for your
cooperation.