[obm-l] Re: [obm-l] Sistemas Dinâmicos

Title: Re: [obm-l] Sistemas Dinâmicos
>Nao entendi muito bem como voce pode apertar
>SIMULTANEAMENTE as teclas sen e cos da
>calculadora e obter algum resultado que nao seja
>"Error".

   Obrigado por apontar a ambiguidade no
 enunciado e resolver o exercício para a lista.

     Nem é preciso dizer que sua solução está correta.
   Nos dois primeiros casos a  é um ponto fixo
de a = sen(a) (zero) ou a = cos(a) e no segundo temos
uma órbita periódica atrativa de período dois:

   O = {a,b}  com a = sen(cos(a)) e b=cos(sen(a)).

 De fato, o que eu quiz dizer foi   "alternadamente".  A
prova do teorema que você citou:

>Sejam I um intervalo e f:I -> R uma funcao diferenciavel
>no interior de I.
>Se existe uma constante real k tal que, para todo x em
>int(I), |f'(x)| <= k < 1, entao
>a sequencia (a_n) dada por a_n = f(a_(n-1)) converge
>para um limite a tal que a = f(a), qualquer que seja o
>valor de a_0 pertencente a I.

     é um ótimo exercício que eu pretendo fazer. Em
sistemas dinâmico,  tal teorema é o caso específico de
um teorema mais geral , chamado de  "teorema da
variedade estável" válido para dimensões maiores.
        E pode ser encontrado ser encontrado
em vários textos de sistemas dinâmicos como

Clark  Robinson - Dynamical Systems, stability, symbolic
dynamics and Chaos

ou

 Katok and Hasemblat - Introduction
to the modern theory of dynamical systems.

     Mas antes preciso melhorar minha matemática
exercitando.

      Espero que muitas pessoas da lista se interessem
por essa área fascinante e no futuro tenhamos mais
brasileiros pesquisando temas nesta área.

[]s