[obm-l] Re: [obm-l] soma de termos e círculo tangente

Sauda,c~oes,

E qual é a solução no arquivo acho que do Sérgio de
provas do IME? Ele poderia acrescentar a dessa msg e
a por indução.

Essa solução do Nicolau deve mesmo ser a melhor algebricamente.
Mas será que alguém a conhecia para fazer a prova? Imagino que
os autores da questão pensavam na solução combinatória ou
indução. A que eu apresento no livro faz manipulações no
somando, como o Claudio andou sugerindo, mas é muito enrolada.

Não estou conseguindo resolver o seguinte problema de cg:
são dados um ângulo (imagine de 50 graus) e uma transversal
cortando os dois lados do ângulo formando um triângulo de
tamanho conveniente.

Trace um círculo tangente aos lados do ângulo e determinando
na transversal uma corda de comprimento igual ao raio do círculo.

[]'s
Luís